Por: Anderson Borges

Saudações!

Uma dúvida recorrente em nossa liturgia acontece com o nomes dos vasos sagrados, um em especial vamos abordar hoje, o cibório, ou seria a âmbula, ou ainda, será píxide? qual o nome correto deste vaso sagrado???

Bom para alegria de todos, os três nomes estão corretos, entretanto, cada nome foi atribuído em uma determinada época, hoje, por exemplo, o nome mais conhecido é âmbula, antigamente era comum chamá-lo de cibório ou píxide…

Quais as suas características?

Geralmente é arrendondada, feita de metal, de cor dourada, com uma tampa contendo uma cruz no centro. Mas podemos notar, âmbulas feitas de outros materiais, cor e/ou forma, seguem alguns exemplos:

Image

ImageAmbulaImageImageImage

Mas qual a função deste vaso sagrado?

Cibório significa «caixa». Vem do grego, pyxis (caixa de madeira de buxo), sua finalidade é conservar as hóstias antes da consagração na Santa Missa, e após a consagração, ela serve para Armazenar as Reservas Eucarísticas no Sacrário! Mas como vou saber se as Hóstias que estão na âmbula estão ou não consagradas? Simples, as âmbulas com as Reservas Eucarísticas (Hóstias Consagradas) são cobertas por um véu, Chamado véu de Âmbula e as não consagradas não… bem fácil né?

segue abaixo uma âmbula coberta com o seu véu:

veu

Falando nisso…

Temos mais um vaso litúrgico que os Ministros usam para levar a Eucaristia aos doentes, é a Teca, mas diferente da âmbula, ela é redonda, e bem menor também, entretanto é tão importante quanto as âmbulas, ela é responsável por levar Cristo a quem não pode se deslocar à Santa Missa.

abaixo vemos um exemplo de Teca:

Image

 

bom é isso, espero que vcs tenham gostado!

forte abraço e fiquem com Deus!

até a próxima!