O que é o Advento?

Neste domingo, dia 1 de dezembro de 2013, iniciaremos o tempo do Advento em nossas comunidades, mas afinal, o que é o Advento?

Segundo o dicionário Michaelis, Advento vem do latim ADVENTU e significa:

1. “Período das quatro semanas que precedem o Natal até as vigílias deste”.

Marca também o início do ano litúrgico na Igreja Católica, diferentemente do ano civil que inicia-se no dia primeiro de janeiro, o ano litúrgico inicia-se exatamente quatro domingos antes do Natal. É o momento de preparação para recebermos o nosso Salvador, o Cristo Menino.

2. “Aparecimento, chegada, começo, início, princípio, surto, vinda”.

Aparecimento de um novo rei, a chegada da esperança, o começo de uma nova era, o início de uma nova religião, o princípio e o fim, o surto de uma nova fé, a vinda do nosso salvador.

Durante o Advento a Igreja espera ansiosamente a chegada do seu Salvador através de orações, novenas. É tempo de conversão, tempo de uma nova vida…

Por este motivo a Igreja se veste de Roxa no primeiro, segundo e quarto domingo do Advento, convidando os fiéis a uma profunda reflexão sobre a sua vida cristã, a verdadeira conversão.

Aí você me pergunta, mas e o terceiro domingo não deveria estar com a cor Roxa? Eu respondo, depende! O terceiro domingo é chamado de Gaudete, ou Domingo da Alegria, e a cor litúrgica é a Rosa, isso mesmo, Rosa! Ela representa a alegria, pois está próxima a chegada de nosso Salvador. Mas como já disse no artigo sobre as Cores litúrgicas, caso a comunidade não tenha os paramentos róseos, os mesmos podem ser substituídos pela cor Roxa, entenderam por depende? Pois depende da disposição da sua comunidade.

Ah, não podemos esquecer, no próximo domingo (02/12) é o dia correto para a montagem do seu presépio e colocação dos seus enfeites natalinos… outra coisa muito importante, mais muito importante mesmo!

Caso você tenha um presépio em sua casa ou comunidade, pelo amor de Deus, não coloque o Menino Jesus lá antes do dia 25 de dezembro ok? Afinal celebramos o Natal nesta data, antes dela, para nós Católicos, Jesus ainda não tinha nascido, portanto, não tem sentido ele estar no presépio!

E a data correta para desmontar e guardar os enfeites natalinos é no dia seis de janeiro, dia da festa de Reis. Anotaram aí as datas???

Nosso próximo post, falaremos sobre o Natal, e para vocês ficarem com água na boca, segue um vídeo muito bem bolado sobre este momento especial nossa vida cristã:

Bom é isso, fiquem com Deus!

Um feliz e abençoado Natal a todos!

E Até a próxima.

Forte abraço

Por: Anderson Borges

Para saber mais sobre o Advento:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Advento

http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/advento/11.htm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s