Liturgia da memória de Santo Inácio de Antioquia

a última ceiaMISSA DA MEMÓRIA DE SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

Bispo e mártir
COR: Vermelha
Prefácio dos santos
memória

Antífona da entrada

Estou pregado na cruz com Jesus Cristo: já não sou eu que vivo, mas é o Cristo que vive em mim. Vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2,19s).

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda contínua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Liturgia da Palavra

1ª leitura: Ef 2,1-10 // Salmo: Sl 100 // Evangelho: Lc 12,13-21

Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz os humildes em espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).

Sobre as oferendas

Ó Deus, aceitai esta nossa oblação como acolhestes santo Inácio de Antioquia, trigo do Cristo, transformado pelo martírio em pão sem mistura. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio dos santos II

Oração Eucarística II

Antífona da comunhão:

Eu sou o trigo de Cristo, serei moído pelos dentes das feras para tornar-me um pão sem mistura.

Depois da comunhão

Sejamos revigorados, ó Deus, pelo pão celeste que recebemos na festa de santo Inácio de Antioquia, para que não tenhamos apenas o nome de cristãos, mas realmente o sejamos por nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor.

fonte: Liturgia Diária nº 298. out/16. Ed. Paulus

Deixe uma resposta

