IGMR nº 81

Missal Romano

Oração dominical

81. Na Oração dominical pede-se o pão de cada dia, que para os cristãos evoca principalmente o pão eucarístico; igualmente se pede a purificação dos pecados, de modo que efetivamente “as coisas santas sejam dadas aos santos”. O sacerdote formula o convite à oração, que todos os fiéis recitam juntamente com ele. Então o sacerdote diz sozinho o embolismo, que o povo conclui com uma doxologia. O embolismo é o desenvolvimento da última petição da oração dominical; nele se pede para toda a comunidade dos fiéis a libertação do poder do mal.

O convite, a oração, o embolismo e a doxologia conclusiva dita pelo povo, devem ser cantados ou recitados em voz alta.

5 Respostas para “IGMR nº 81

    • Caro Angelino,

      Embolismo é uma palavra derivada do grego, que significa acrescentar, introduzir… no caso do Pai-nosso (oração dominical) o embolismo é a parte que o presidente da celebração diz “Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz…”, ou seja, um acréscimo a oração do Pai-nosso, vale lembrar que esta oração deve ser feita apenas pelo presidente da celebração, nunca pela assembleia! Espero ter tirado a sua dúvida e novamente obrigado pelo carinho! forte abraço! fique com Deus!

      • Grato pela resposta! Sim, ela ajudou, deu para entender o termo médico que eu encontrei que se referia a “embolia”, ou seja, acrescentar algo que no caso entope a passagem de sangue por uma veia.
        Um abraço e que a Paz de Deus esteja convosco!

  1. Gostaria de saber se numa Celebração da Palavra o Diácono pode recitar o Embolismo. Grato.

    • Boa noite caríssimo, obrigado pela audiência! Respondendo a sua pergunta a IGMR nº 181 https://hojeediadeliturgia.wordpress.com/2014/02/18/1148/ é bem específica em seu início ao dizer “Quando o sacerdote…”, o diácono quando preside ele faz a celebração da palavra, portanto, a Missa com todas as suas orações e fórmulas (ritos) cabe ao sacerdote! Espero ter ajudado, fique com Deus e forte abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s