IGMR Nº 27 – Capítulo II: Estrutura da Missa, seus elementos e suas partes

missal romano

CAPÍTULO II

ESTRUTURA DA MISSA, SEUS ELEMENTOS E SUAS PARTES

 

I. ESTRUTURA GERAL DA MISSA

27.  Na Missa ou Ceia do Senhor, o povo de Deus é convocado e reunido, sob a presidência do sacerdote que faz as vezes de Cristo, para celebrar o memorial do Senhor ou sacrifício eucarístico [37]. A esta assembleia local da santa Igreja se aplica eminentemente a promessa de Cristo: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles” (Mt 18,20). Com efeito, na celebração da Missa, em que se perpetua o sacrifício da cruz [38], Cristo está realmente presente: na própria assembleia congregada em seu nome, na pessoa do ministro, na sua palavra e, ainda, de uma forma substancial e permanente, sob as espécies eucarísticas [39].

NOTAS:

[37] Cf. II Conc. do Vaticano, Decr. sobre o ministério e a vida dos Presbíteros, Presbyterorum ordinis, 5; Const. sobre a sagrada Liturgia, Sacrosanctum Concilium, 33.

[38] Cf. Conc. de Trento, Sessão XXII, Doutr. Sobre o SS. Sacrifício da Missa, cap. 1: DS 1740; cf. Paulo VI, Solene Profissão de Fé, 30 Junho de 1968, n. 24: AAS 60 (1968) 442.

[39] Cf. II Conc. do Vaticano, Const. sobre a sagrada Liturgia, Sacrosanctum Concilium, 7; Paulo VI, Enc. Mysterium Fidei, 3 de Setembro de 1965: AAS 57 (1965) 764.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s