IGMR nº 19

Instrução Geral do Missal Romano, liturgia católica

19. Embora nem sempre se consiga uma presença e uma participação ativa dos fiéis que manifestem com toda a clareza a natureza eclesial da celebração [29], a celebração eucarística tem sempre assegurada a sua eficácia e dignidade, por ser ação de Cristo e da Igreja, em que o sacerdote realiza a sua principal função e atua sempre para a salvação do povo.
Recomenda-se aos sacerdotes que, sempre que possível, celebrem o sacrifício eucarístico diariamente [30].

 

NOTAS:

[29] Cf. Ibidem,41.

[30] Cf. II Conc. do Vaticano, Decr. sobre o ministério e a vida dos Presbíteros, Presbyterorum ordinis, 13; Código de Direito Canónico, cân. 904.

4 Respostas para “IGMR nº 19

  1. Saudações!
    Essa instrução me faz recordar a minha juventude, há tanto tempo atrás, quando o Padre de nossa paróquia, devido a sua idade, parou de celebrar em alguns dias da semana. Quanta reclamação teve, até com o Bispo foram falar a respeito, mas a instrução diz,” quando possível” e não que seja “obrigado”…
    Apesar do lema acima do altar ser “Altar mor privilegiado cotidiano”
    Que a paz de Deus esteja convosco!

  2. Saudações Angelino,

    Tivemos a mesma dificuldade em nossa paróquia, eram apenas dois padres para quinze comunidades, imagina só… então começaram a formar ministros da palavra, quando esses ministros começaram a fazer as primeiras celebrações o que aconteceu… os fieis começaram a desaparecer da comunidade, então os padres começaram a fazer uma “nova” catequese aos fieis explicando a importância da celebração da palavra, e adotaram um rodízio, para as comunidades maiores missa domingo sim, domingo não, e nas menores missa uma vez por mês. O povo voltou a participar das celebrações, mas nunca mais teve a mesma intensidade de antigamente.

    A Paz de Deus esteja contigo também!
    Amém
    e obrigado por nos seguir e deixar o seu comentário, ele é muito importante!
    Fique com Deus

  3. Amém!
    Agradeço a réplica!
    Aproveito a ocasião para lhe pedir uma orientação, gostaria de adquirir uma versão do Missal Romano, há alguns meses eu perdi a minha antiga. Qual você me aconselharia?

  4. Angelino eu que agradeço o contato! tenho um arquivo se você quiser posso te passar, vou te pedir um favor envie um email para hjediadeliturgia@gmail.com, ou me passa seu email por aqui, que eu te mando! fique com Deus!

Deixe uma resposta

