Tabernáculo ou Sacrário? Qual é o certo?

Mais uma dúvida recorrente dos Católicos, qual o nome certo do baú responsável por abrigar a Eucaristia, o pão que se transforma em Cristo.

Saiba que ambos os nomes estão corretos!

Vamos às origens, segundo o dicionário Michaelis eis a definição:

sacrário 

sa.crá.rio
sm (lat sacrariu1 Tabernáculo ou pequeno armário sobre o altar, para nele se conservar a sagrada eucaristia. 2 Lugar onde se guardam coisas sagradas ou dignas de grande veneração. 3 As partículas consagradas que se ministram em comunhão. 4 Lugar reservado ou recinto fechado, pelo respeito que se vota a ele e aos objetos que contém. 5 Lugar íntimo onde se abrigam os nossos sentimentos; o mais recôndito do coração humano.

tabernáculo 

ta.ber.ná.cu.lo
sm (lat tabernaculu) 1 Templo portátil dos hebreus. 2 Divisão do templo dos judeus onde estava a Arca da Aliança. 3 Pavilhão, tenda. 4 Sacrário. 5 fam Habitação, morada, residência.

A diferença está na idade das pessoas… Como assim? Os liturgistas mais antigos conhecem como Tabernáculo e os mais novos como Sacrário.

Mas afinal como é um Sacrário ou Tabernáculo?

É um baú geralmente retangular que pode feito tanto de madeira como de metal, os produzidos com metal em sua grande maioria são de cor dourada.

Outra característica do Sacrário/Tabernáculo são os belos desenhos presentes na parte externa, como peixe, uma cruz, uva e espigas de trigo, as iniciais IHS (Jesus Salvador dos Homens em latim), todas simbolizando Cristo.

alguns exemplos de Sacrários/Tabernáculos

de madeira

tabernaculo madeira

tabernaculo madeira 2

de metal

sacrario

s006

Alguns Sacrário possuem uma abertura na parte central para exposição do Ostensório contendo o Corpo de Cristo, para a adoração dos fieis.

sacrario_exp_lateral

Qual a sua importância?

A mais bela e venerável de todos os paramentos litúrgicos, ele é responsável por abrigar as hóstias consagradas nas missas, ou seja, nada mais, nada menos que o próprio Cristo!!!

Por este motivo devemos ter muito respeito quando estivermos próximo a um Sacrário ou Tabernáculo.

Muitos Católicos não sabem, mas quando entramos em uma Igreja Católica Apostólica Romana, devemos fazer a genuflexão (ato de dobrar os joelhos) e fazer o sinal da Cruz sempre para o Sacrário ou Tabernáculo e não para o Altar como muitos fazem.

Mas como achar o Sacrário numa Igreja?

 Geralmente eles estão localizados próximo ao altar, em destaque!

O local onde o Sacrário está localizado geralmente é bem ornado facilitando ainda mais sua localização, muitas flores e velas estão presentes próximos a ele, em algumas Igrejas existem imagens de Anjos junto ao Tabernáculo!

E o modo mais fácil de encontra-lo é que sempre existe uma luz (geralmente de cor vermelha) indicando onde está o Sacrário, se esta luz estiver acessa, significa que lá encontra-se o Corpo de Cristo! Em algumas Igrejas não existem uma luminária e sim uma vela próximo ao Sacrário, também é correto.

É interessante deixar sempre uma vela próxima ao Sacrário, pois caso haja alguma queda de energia, as velas podem substituir a luz até o retorno da energia.

O importante é sempre ter alguma identificação visual de que o Corpo de Cristo está presente e para que os fieis venerem o local e o mais importante, preservem o silêncio próximo ao Tabernáculo, nada de conversa fiada e muito menos brincadeirinhas.

para saber mais:

Qual a posição que o Sacrário deve ocupar na Igreja?

em áudio:

http://padrepauloricardo.org/episodios/qual-e-a-posicao-que-o-sacrario-deve-ocupar-na-igreja

Espero que tenham gostado!

Fiquem com Deus, forte abraço!

E até a próxima

imagens retiradas dos sites:

koinonialivros.com.br

bp.blogspot.com

deaparamentos.com.br

dominidomus.com.br

2 Respostas para “Tabernáculo ou Sacrário? Qual é o certo?

  1. muito bom artigo, só uma correção, o altar também é sagrado, depois do sacrário é o lugar mais importante da igreja (onde o sacrificio de Cristo se realiza) e merece respeito e veneração, por esse motivo é obrigatório a reverência todas as vezes que passarmos em frente ao altar, e diante do sacrário a genuflexão (principalmente ao sair)

    • Caríssimo, em relação ao seu comentário, tem razão em dizer que o altar é sagrado, entretanto, não era este o ponto em questão e sim para onde devemos fazer a genuflexão quando entramos em uma Igreja, conforme orientação da IGMR nº 274 https://hojeediadeliturgia.wordpress.com/2014/09/17/igmr-no-274/ . Você está corretíssimo em relação ao respeito que devemos ao altar, prestando nossa devida reverência. Muito obrigado pelo comentário. Fique com Deus!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s