A importância do silêncio nas celebrações

 

Caríssimos,

O silêncio é muito importante em alguns momentos da missa, porém, constantemente notamos que não é respeitado pela assembleia. Muito triste, pra não dizer lamentável. A missa é um encontro pessoal com Jesus, então para que deixar o celular ligado e no meio da missa tocar aquela música tão indesejada? Outro dia, um padre parou a missa e ficou esperando o cidadão atender a ligação, olha a que ponto chegamos, caríssimos!

Ok, quer levar celular leve mais desligue assim que entrar na Igreja, ou pelo menos coloque no silencioso… É o mínimo a se fazer!

O ponto crucial da missa é a hora da consagração, hora em que fazemos valer nossa fé, certo? Para algumas pessoas não! Como assim? Já presenciei centenas de vezes pessoas conversando no momento da consagração coisas mais absurdas do mundo e que certamente poderia esperar a missa acabar, como por exemplo, quem matou fulano da novela, ou o novo carro que o vizinho comprou. Gente, pelo amor de Deus! A Igreja não é lugar de conversa, fofoca menos ainda, a Igreja é uma casa de oração.

Falando ainda sobre o momento de consagração, a Igreja recomenda nesta hora silêncio total da assembleia, portanto, expressão do tipo “Meu senhor e meu Deus, eu creio mais aumentai a minha fé” em alta voz é considerada inadequada ao momento, faça a sua oração em SILÊNCIO, se a fizer com fé tenho certeza absoluta que Deus atenderá, não precisa falar alto, nem gritar, nem fazer nenhum gesto brusco, apenas tenha fé que sua prece será escutada! Pois neste momento todas as atenções devem estar voltadas para o altar, não para você!

Mas o que fazem quando quem deveria dar o exemplo não coopera… Já vi várias vezes sacerdotes puxando canto de adoração após terminarem a consagração onde na verdade deveriam manter o silêncio.

Ainda sobre o silêncio…  Vocês já notaram que sempre após ouvirmos o Padre ou celebrante dizer: Oremos: ele faz uma pausa! Parece que ele esqueceu do que ia falar e fica um silêncio total na Igreja todos esperando o Padre falar, mas é proposital, ele está seguindo a IGMR,  o silêncio neste momento é para termos consciência que estamos na presença de Deus, e assim fazermos nossas orações internamente!

O mesmo vale para nossas orações após a Comunhão, devemos fazê-la em silêncio e de preferência (quando possível), esperar o término do canto de Comunhão!

Tenho certeza que você já presenciou algumas destas situações citadas acima, foi apenas um toque que estou dando a vocês, desliguem o celular, por favor! E perdoem o meu desabafo, precisava compartilhar com vocês!

E se vocês quiserem dar o testemunho de uma situação parecida, deixe na forma de comentário logo abaixo!

Fiquem com Deus!

Forte abraço!

 

para saber mais:

O Silêncio na Liturgia: A Sonoridade de Deus

http://www.arautos.org/artigo/7764/O-silencio-na-Liturgia–a-sonoridade-de-Deus.html

2 Respostas para “A importância do silêncio nas celebrações

  1. Gostaria aqui de agradecer pelo seu desabafo,e também dizer que estou farta de tanta falação nas Santas Missas, Antes, durante e depois,parece que acabou o respeito,ir a missa virou um motivo pra sair de casa e botar a fofoca em dia.Esquecem que Lá esta o Senhor e perdem a oportunidade de se encontrarem com ELE.

    • Obrigado Cimara pelo comentário, fico contente em saber que existem Católicos de verdade! Que Deus te abençoe e ilumine seus caminhos! forte abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s