Você sabia que… na Igreja também existe hierarquia?

papa-bento-XVI_1.jpg.554x318_q85_crop

Assim como no Exército, na Igreja Católica Apostólica Romana, também possui uma hierarquia, vamos descobrir a seguir como é formado o Exército de Deus:

Papa – Líder supremo da Igreja Católica Apostólica Romana no mundo, Sua Santidade é responsável pela sede da Igreja localizada no Vaticano, país situado em Roma – Itália. O Papado é um cargo vitalício, mas pode, como aconteceu recentemente com Bento XVI, pedir a renúncia, neste caso, Bento XVI passou a ser chamado de Papa Emérito, e é convocado um novo conclave, o que explicaremos mais adiante.

Cardeais – São em sua maioria Bispos eleitos pelo Papa, como homens de sua confiança, e também serão os próximos candidatos a um futuro conclave.

Bispos e Arcebispos – São responsáveis pelas Dioceses e Arquidioceses, respectivamente, usam o báculo, um cajado, simbolizando que eles são os pastores do povo de Deus.

Padres ou Presbíteros – Responsáveis pelas Paróquias e Comunidades, geralmente o Pároco, é auxiliado por um outro Padre denominado Vigário, ou por um Diácono e / ou seminaristas. O Padre pode realizar os sacramentos, com exceção da Ordem e Confirmação, realizados apenas pelos Bispos.

Diáconos – Ele está a um passo de ser tornar Presbítero, após concluir seus estudos como seminarista, o Diácono, tem a função de auxiliar os Padres e Bispos na comunidade onde for designado. O Diácono pode escolher entre o Celibato e ordenar-se Padre, ou pode optar pelo casamento civil, isso mesmo ele pode casar-se, entretanto se tomar esta decisão, ele sempre será Diácono, também chamado de Diácono Permanente.

Seminaristas – Aspirantes a Padre, fazem ao longo do Seminário duas faculdades, a de Filosofia e a de Teologia, após a conclusão dos cursos, fazem os votos sagrados e são ordenados Diáconos. Durante os estudos, o Bispo, decide em qual Paróquia o Seminarista irá servir, auxiliando os Padres no que for preciso.

O que é o Conclave?

Estamos na véspera de mais um conclave, (conclave = fechado à chaves em latim) a mais importante reunião da Igreja Católica Romana, que definirá quem será o novo líder da Igreja no mundo, o novo sucessor de São Pedro, o primeiro Papa da Igreja. O Conclave é realizado na sede da Igreja Católica, no Vaticano.

Mas quem participa deste conclave, qualquer membro da Igreja? Não. Apenas os Cardeais com menos de 80 anos, que hoje somam 115 no total. Eles podem votar em si próprio. Entre os 115 Cardeais presentes na Capela Sistina, cinco deles são brasileiros, vale lembrar que o Brasil é o país com o maior número de Católicos no mundo!!!! Fica então nossa torcida e oração!!! Para ser eleito Papa, o Cardeal deve ter no mínimo dois terços dos votos, ou seja, 77 votos. Caso isso ocorra, sairá da chaminé da Capela a fumaça da cor branca, indicando que a Igreja tem um novo líder, caso contrário, a fumaça será da cor cinza e uma nova votação será feita.

O caminho ao papado é longo e difícil, são anos de estudos e dedicação e oração, fazemos então nossas orações para que o novo Líder da Igreja, possa seguir as vontades de Deus e orientar vosso povo, num mundo tão complicado como o que vivemos atualmente.

Fiquem com Deus e até a próxima!

forte abraços

 

para saber mais:

A escolha do novo Papa:

http://noticias.uol.com.br/infograficos/2013/02/28/entenda-como-sera-escolhido-o-novo-papa.htm

A hierarquia da Igreja Católica:

http://expresso.sapo.pt/a-hierarquia-da-igreja-catolica=f786469

 foto:

http://www.dercio.com.br/blog/bento-xvi-aprova-mudancas-para-adiantar-conclave-e/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s