Você sabia que… A origem das Cinzas

Padre coloca as cinzas na testa de fiel ( Official U.S. Navy Imagery / CC)_imagery

Estamos iniciando mais um tempo em nossas comunidades do tempo quaresmal! A abertura dele acontecerá nesta quarta-feira, conhecida como quarta de Cinzas, mas de onde vem a Cinzas? e o que comemoramos nesta data?

As Cinzas usadas pelo padre na celebração, é dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano passado, isso mesmo, o correto e que poucos sabem é guardar os ramos durante o ano inteiro, e queimá-los na quarta-feira de cinzas. Alguns antigos tem a tradição de fazer chá com os ramos ou mesmo colocá-los atrás da porta, pois acreditam que eles dão proteção. Mas, como disse anteriormente o correto mesmo é guardá-lo até a quarta-feira de cinzas.

Quando o Padre insere a cinzas em nossas testas ele diz: “Convertei-vos e crede no evangelho”, então o sentindo não só das Cinzas mas de toda a Quaresma é a Conversão!!!!

No Brasil, além de marcar o início da Quaresma a quarta-feira de Cinzas é também o início da Campanha da Fraternidade, que todo ano aborda um tema no qual o país está com certa carência, este ano (2016) a CNBB, escolheu o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (cf. Am 5,24)”.

Não podemos esquecer que na quarta-feira de cinzas a Igreja recomenda que todos nós façamos “Jejum”!, um pequeno sacrifício, mas um grande significado, e quem puder, participe da missa de Cinzas!

para saber mais:

sobre a quarta-feira de cinzas e sua história:

http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/quaresma/17.htm

sobre a campanha da fraternidade 2016:

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

Desde já muito obrigado!

Uma boa quaresma a todos e fiquem com Deus!

até a próxima!

forte abraço

Anderson Borges

 

foto: Padre coloca as cinzas na testa de fiel ( Official U.S. Navy Imagery / CC) retirada do site: http://www.ebc.com.br/cultura/2014/02/quarta-feira-de-cinzas-nao-e-feriado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s