Cores Litúrgicas

Cores litúrgicas

A Igreja Católica Apostólica Romana reconhece oficialmente apenas 6 cores, mas as comunidades usam apenas 4 delas, você sabe o porquê?

Bom, primeiro vamos revelar as cores, que são elas: Branca, Roxa, Vermelha, Verde, Preta e Rosa (isso mesmo, rosa é uma cor litúrgica!) A igreja não é tão preconceituosa quanto se pensa!

Agora, vamos ao que interessa…

Como falamos no início as Igrejas geralmente usa apenas as quatro primeiras cores (Branca, Roxa, Vermelha e Verde) por um simples motivo…

A cor Rosa é usada apenas em duas celebrações no ano, o 4º domingo da quaresma e o 3º domingo do Advento (também conhecido como domingo da alegria)

Já a cor Preta é usada na missa de Finados (2 de novembro) e nas missas com corpo presente, esta última ao passar dos anos vem deixando de ser realizada em algumas comunidades, eu mesmo, nunca presenciei uma e espero nunca ter que presenciar!

E para facilitar… As cores Preta e Rosa, podem ser substituídas pela cor Roxa. Então como nossas comunidades são na sua grande maioria simples, não compensa gastar uma baita grana para fazer os paramentos para serem usados apenas duas vezes ao ano, elas então preferem simplesmente usar a cor Roxa no lugar delas.

Vale frisar que a Igreja no Brasil usa as cores litúrgicas de acordo com o tempo, pois é um pedido da CNBB, entretanto, existe algumas Igrejas brasileiras que seguem o mesmo costume (tradição) das Igrejas europeias, ou seja, usam a cor branca na Mesa do Altar o ano inteiro, independente do tempo em que ela está vivenciando.

Significado das Cores:

Branca – Paz, alegria, festa

Usada nas Festas dos Santos não-mártires, nas Festas do Senhor e de Nossa Senhora.

Roxa – Penitência, dor

Usada nos Domingos da Quaresma (com exceção do 4º domingo, onde usamos a cor Rosa) e do Advento (com exceção do 3º domingo, onde usamos a cor Rosa), pode substituir as cores Preta e Rosa, caso a comunidade não possua paramentos destas respectivas cores.

Vermelha – Fogo, Sangue e Espírito Santo

Usada nas missas em que lembramos o Espírito Santo (Pentecostes e Crisma) e nas missas em que recordamos os Santos mártires (Santos que morreram defendendo a Igreja como São Pedro e São Paulo).

Verde – A cor da esperança

Usada nas missas do tempo Comum.

Rosa – Alegria

Usada apenas no 4º domingo da Quaresma e no 3º domingo do Advento. Na sua falta, podemos usar a cor Roxa, conforme falado anteriormente.

Preta – Luto

Usada na Missa de Finados e em Missas de corpo presente. Também pode ser substituída pela cor Roxa.

Segue abaixo o calendário do tempo litúrgico, elaborado pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Ilha do Governador.

Imagem

Bom é isso… espero que vocês tenham gostado!

Deixem seus comentários e

Até a próxima!

Abraços

Anderson Borges

About these ads

4 Respostas para “Cores Litúrgicas

  1. Anderson, Gostei muito de sabber das cores das Missas, Mas é bom sim, a cor preta,participe mais das missas de 2 de novembro é bom rezar pelas almas do purgatório, os que já se foram preincipalmente da família, vá a um cemitério e reze por quem já morreu! ou se informe mais com seu pároco! não tenha medo de ir ao enterro de pessoas, muito pelo contrário, alegre-se por estar lá rezando por elas! vai que você morra e alguém que não tem nada a ver com você, vai para o seu enterro e reze por você? é muito bom rezar principalmente pelas pessoas que não conhecemos,ok?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s